Pular para o conteúdo principal

Do riso e do esquecimento.

Mudando o assunto triste da idade, ontem estava lendo um livro do Kundera e uma passagem ficou batendo na minha cabeça, até a decorei e escrevo ela aqui, assim, de cabeça: "Hugo falava, falava, e suas palavras queriam ser a metáfora de sua agressividade erótica, o desfile de sua força viril. Havia nelas a disponibilidade que o abstrato precipitara em substituir o concreto inflexível". Vamos trabalhar isso: primeiro que o nome da personagem eu troquei na minha cabeça, pois para mim este trecho resumia os únicos atos que eu via em um conhecido, porém, depois de tanto repetir isso percebi que era eu mesmo, nem Hugo nem outro, só eu. Ou nós três. O fato é que não gostei de perceber o quão ridículos e chatos somos quando queremos alguém.
Vale a pena ler esse livro, e ele me faz ter ganas de voltar à Praga.

Comentários

Anônimo disse…
Esse livro do Kundera é ótimo, gosto da passagem que ele fala sobre o destino, o quanto Mirek está pronto pra fazer tudo pelo seu destino, mas o destino não levanta nem um dedinho por Mirek. E o que fazer qd as palavras também são impotentes para conquistar? Re-escrever, somente.

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio.

Eram esperadas durante todo o ano aquelas noites. Junho e Julho sempre foram meus meses preferidos, o frio, a neblina, as poucas chuvas. Na vila, o céu era muito escuro e salteado de estrelas. A cidade, privilegiada com sua localização em uma planície, permitia ver a linha do fim do mundo, onde a abóbada celeste tocava o chão do pasto. Às vezes, parecia que a silhueta de uma vaca tocava a luz de uma estrela, mas era só a lâmpada lúgubre da varanda de D. Zefinha. No sítio, todas as lâmpadas eram lúgubres, eu preferia sempre andar no escuro lá na casa da minha avó, suas lâmpadas, de baixa potência, muitas utilizadas com voltagem abaixo do que eram feitas, faziam com que o ambiente ficasse em um lusco-fusco macabro. Eu preferia a luz que vinha de fora, ainda mais depois que o prefeito mandou trocar as lâmpadas públicas por aquelas feitas de vapor de mercúrio, deixando tudo com tons quentes, eu sempre gostei mais das lâmpadas com cores de alta temperatura. No sítio do Compadre Jarbas (mu...